segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Manutenção de barco!

Você acha ruim a reforma em casa? Arrumar o carro? Trocar a máquina de lavar roupa? Então você não experimentou fazer uma parada no seu barco, todo o resto fica fácil! rsrsrs Eu resolvi parar o meu barco e garanto, não é tarefa fácil. Não quero dizer que é chato ou impossível de se divertir, mas eu garanto que se você é igual a mim que gosta de VELEJAR, não vai gostar de ver o seu barco parado e todo desmontado... mas eu fui em frente e fiz toda essa empreitada!

 Desmontando o Yerê com o Jurandir e o filho dele

Primeira lição: NÃO CONFIE NOS PRAZOS! Há uma falta de profissionalismo nessa área que é complicado. O material é bom, o trabalho é bom, mas o prazo... ahhh o prazo... só para ter uma idéia simples: eu pensei que acabaria o barco em 2 meses, foram 5 no total, última velejada em 04/05/2015 e retorno para a água em 14/10/2015. Tirando a elétrica feita pelo Markus Grünig que foi rápida e terminada antes do prazo, o restante foi um sofrimento, mas não se ganham todas!

O que fizemos no barco:

1) Pintura (4 meses de trabalho): PU na cor branca no deck e gel no costado, gel cor areia nos paióis e partes internas (não mexi no teto que precisava somente de uma limpeza), verniz em todas as madeiras - tudo feito pelo Jurandir

Pintura

2) Elétrica: instalamos uma bateria Freedom estacionária de 60A, cabos elétricos revestidos e flexíveis, disjuntores, switches, fusíveis, luzes de navegação e tope do mastro, antena de rádio também no tope, luzes iluminando o cockpit e deck, farol de proa, entradas para carregar a bateria, saída 12V para ligar USB's, ventilador - isso feito pelo Markus Grünig (no prazo!!!!)

Painel parte interna


Painel elétrico


3) Ferragens: instalei com o Lorival da InoxNáutica um pulpito de proa, 2 banquinhos de popa, postes com 45cm, plataforma de popa com escadinha, suporte de âncora e "engolidor de cabo" que permite o cabo da âncora ficar em um pequeno paiol na proa do barco (esse feito pelo Jurandir).

4) Adesivos: esses eu pedi aos meus amigos Neto e Luana do HC16 Neon para me ajudarem, são adesivos com o nome do barco (Grande Baiú - Capt Kurt - Yerê), número de inscrição e capitania. Devem chegar logo, obrigado aos dois amigos!

5) Estofamento: fizemos tudo novo, colchões, encostos, almofadas... ficou muito bonito, tudo combinando e com um ótimo tecido hidro-repelente....
Estofamento interior

6) Cabos: lavei todos e troquei tudo que não estava bom, ficou parecendo novo. Também coloquei um amantilho que já vi ser muito útil!

Parece pouco né? Não, nem pouco não parece, é muito mesmo! Foram meses de trabalho intenso e cansativo, mas o resultado ficou bom!

Nesse meio tempo tivemos alguns contratempos como a armação da quilha que eu instalei errado e na hora de tirar o barco da carretinha, quase tivemos um treco! Algumas ferragens estavam quebradas e tivemos que trocar, a bússola foi colocada sem vedação e alagou o barco... ou seja, muita coisa para fazer mesmo depois de tudo pronto!

Vou deixar um agradecimento ao Markus que desde o início acompanhou a empreitada. Também gostaria de dizer obrigado ao sr. Alcir que nos emprestou mmmuiiiitttttaassss ferramentas e nos guiou em muitas instalações!

Espero agora navegar, navegar, navegar, passar uns 30 anos navegando sem ter que reformar nada! rsrsrsrs


Fim da dia ainda trabalhando

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Conta pra gente a sua aventura!!!