terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Mudar de clube ou marina, vale a pena?

Nesses últimos meses não conseguimos atualizar o blog, foram tempos de muito trabalho e pouca diversão aquática e acontecimentos tristes.... mas nesse meio tempo resolvemos que chegava o momento de experimentar um outro clube e a "brincadeira" começou...

Barco no CCC após quebra da carreta

Sei que é uma surpresa para muitos afinal fomos SPYC por uns bons anos mas acreditávamos que deveríamos mudar e dessa forma, fomos em frente com os planos!

O SPYC nos acolheu nesse início da vela. Foi ali que aprendi a velejar e que toda a família curtiu bons momentos. No SPYC passamos a entender um pouco de regatas, de barcos e do que precisamos num clube, dessa forma, o SPYC está no nosso coração e no início da nossa história com barcos.

Nos últimos meses, acreditávamos que tínhamos uma necessidade que passava pelas crianças: ter um lugar com mais atividades, com mais coisas para elas. No fundo, pensávamos em algo que fosse o modelo do CAI (Clube Atlético Indiano) que frequentei na minha infância ou no Clube Itaú Guarapiranga que a Mari foi nos anos 90. Um clube com náutica para deixar o barco (coisa que esses dois clubes não tem) e todas as facilidades de um... clube!

Quando fui fazer o primeiro passeio no Yerê do sr. Kurt, o barco estava parado no Clube de Campo Castelo - CCC e ele me apresentou tudo, afinal ele se associou lá em 1967, conhecia cada cantinho! Eu fiquei muito bem impressionado mas ainda precisava entender que tipo de clube eu queria, fui algumas vezes ao Castelo para resolver questões do barco e fui percebendo que gostava daquele tipo de ambiente com mais atividades...

Barco na Náutica do CCC

Na última regata que participei com o "My Dream"do Barão (SPYC), a 6a. Etapa Guarapiranga, a festa de premiação foi por ali. Muita gente batendo papo e um acolhimento ótimo! Eu me senti em casa com tantos barcos do tamanho do meu e muitos velejadores conversando num ambiente descontraído e divertido. No dia seguinte resolvi levar o restante da patota para conhecer e a decisão veio fácil, nos associamos! A partir do dia 25/10 iniciamos a nossa (curta) jornada no Castelo.

Cheguei no CCC no dia 26/10 no começo da tarde com um vento muito forte e saí no dia 20/12 com vento muito fraco voltando ao SPYC, onde me senti novamente em casa! Foram 2 meses longe do meu lar e o retorno me deixou muito feliz! Nesse tempo senti falta dos amigos que deixei e de algumas outras coisinhas...

As crianças foram pouco no novo clube, tivemos problemas de trânsito horríveis na Av. Interlagos, que não anda pois ainda está com o projeto de 1960. O Barco foi pouquíssimo usado pois não dava para fazer aquele esquema de ir de bike ou a pé no horário que todo mundo está na escola e a Mari trabalhando e finalmente eu estava me sentindo de alguma forma... estranho...

Foi então que começaram os outro problemas. Sei que todos eram contornáveis mas eu não tive paciência... ou não aceitei bem as coisas que aconteceram...

Logo no início, a rodinha da frente da carreta foi arrancada em uma manobra de subir o barco pela rampa. Foram dias de barco na água para dar tempo de arrumar a carreta. Não creditei a quebra aos marinheiros ou ao clube, a carreta não estava em "excelente" estado mas, talvez, tenha faltado um pouquinho cuidado a mais... tudo bem, coisas que acontecem, levei numa boa...

Em seguida tive problemas com o cavalete, calços, tempo para retirada do barco da vaga (cheguei a esperar mais de 1h), falta de escada para descermos do barco, uma infinidade de pequenas coisas. Algumas do clube e outras do local como por exemplo o excesso de mosquitos, fui me sentindo cada vez mais chateado e preocupado. Já não confiava mais que o meu barco estava de acordo com o que eu queria, ou estava acostumado, como no SPYC.

Que dia para chegar no SPYC, temporal!

Resolvi então que era hora de reavaliar tudo. Eu já não estava mais indo ao clube para me divertir, estava indo para garantir que as coisas estariam da forma que eu queria. Comecei a ficar cada vez mais irritado, chateado, preocupado... ou seja, nada de relaxar e curtir.... e o meu propósito era me sentir bem.

No dia 18 tomei a minha decisão: voltar ao SPYC. Dia 20 tive uma brecha na escala de trabalho e não tive dúvidas, parti com o meu barco para o meu "velho" clube. Ao chegar, realmente veio um sentimento de que ali era minha casa, o meu local.

Carreta foi por terra

O SPYC não tem a estrutura do Castelo, é verdade. Mas o SPYC é um clube "de vela" e para mim isso realmente é a coisa mais importante, poder confiar o meu barco sem precisar me preocupar se está com calços ou em cima do cavalete é parte da minha diversão. O SPYC não faz com que eu tenha que enfrentar a Av. Interlagos e eu aproveito para ir de bike, coisa que eu adoro.

Obrigado a todos que me acolheram no Castelo, a todos que participaram desses parcos 2 meses. É justo tentar e descobrir o que realmente é importante. Sentirei saudades da estrutura? Sim. Sentirei falta das pessoas interessantes que encontrei por lá? Sim! Mas o lugar que me sinto em casa é o SPYC, com suas qualidades e seus defeitos é ali que eu vou ficar....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente a sua aventura!!!