quinta-feira, 17 de março de 2016

Regata noturna Wednesday Night Races - YCSA, nossa primeira!

Regata noturna, em São Paulo? Ahhhh conta outra, só pode ser mentira! Mas não é!

Chamada da regata. Crédito YCSA
O YCSA (Yacht Club Santo Amaro) realiza uma regata a noite na Guarapiranga, essa regata é muito tradicional e divertida! As facilidades são muitas: tem barco precisando de tripulante e tripulante precisando de barco, você não paga nada, pode deixar o barco de quarta até sábado de manhã no YCSA se for de outro clube e ainda um happy hour logo após... bem, vendo todas essas vantagens, decidi que havia chegado a hora, iríamos participar!

Toda regata requer uma preparação: primeiro vamos montando a tripulação e a minha foi composta rapidinho pela Mari e uma nova amiga a Miriam (salve Peter sempre me apresentando gente do bem). Depois, segundo passo, fazer a inscrição e, até nisso, eles são bons, fiz tudo por WhatsApp, fácil né? Bom, tudo marcado, agora era acertar a minha agenda com a da tripulação. Eu chegaria em Congonhas às 16:50h, pegaria a Mari por volta de 17h no trabalho e depois direto para o SPYC. A Miriam mora ali pertinho e já iria preparando o barco para a nossa chegada e... não é que deu certinho! A largada era às 18:30h (ok, demorou um pouco mais que isso) e nós estávamos com o barco na raia exatamente no horário! Pessoal engajado nesse Grande Baiú!

A Mari tirou a foto e não apareceu!!!
Arrumar o barco: esse é o terceiro passo e não tão fácil. Como eu nunca havia velejado regata na noite da represa e minha experiência se resumia a alguns pernoites, uma velejada na madrugada e uma saída para pesca, não sabia direito o que esperar, dessa forma, escolhemos uma G1 que fica ali no meio termo. Arrumamos a casa, tirei o motor (que está quebrado depois de uma encalhada) e fomos para a água, no começo sofremos para sair do canal do SPYC pois o vento estava rondando muito, mas assim que saímos entramos num sudeste delicioso.

Escurinho na largada

A regata é interessante, a largada já acontece no escuro, umas 19h, a lancha do YCSA fica toda iluminada e 2 bóias com luzes piscantes no topo, bem difícil de se enxergar de longe, o que dá mais emoção, fica um perguntando pro outro: "Você está vendo a bóia?" "Não", "Sim", "Sei lá".... hahahaha! O interessante foi que a tripulação estava animada então fomos navegando quase passeando e batendo papo! Durante o percurso recebíamos informações muito relevantes... sobre POLÍTICA! Isso arrancou risos de todos pois era uma vibração total com cada evento que acontecia lá em Brasília! Corremos a regata toda de ouvido na notícia e de olho nos outros barcos... quando chegamos no final da primeira, ficamos sabendo que haveria outra e lá fomos nós! Segunda regata saímos bem, montamos uma boa estratégia na segunda perna, mas no final o vento não ajudou... sem contar que fizemos uma lambança na passagem da bóia, mas isso é segredo e não vamos contar para ninguém! Ops....

Cruzando com um barco (bem ali no fundo)
Eu ali no leme, a Mari no pau de spy e a Miriam de proeira, a equipe estava ótima e foi bem legal. Curtimos cada ventinho e o assunto correu solto... então não há nada melhor que isso, bom papo e boa regata!

Finalizamos fechando a raia, não tem problema pois não tínhamos qualquer esperança de fazer diferente, o negócio era conseguir uma boa dose de diversão e atingimos o objetivo... e ver o nosso Grande Baiú todo iluminadinho, cada luzinha funcionando perfeitamente também foi legal, afinal foi para velejar a noite que gastamos tantas horas de trabalho no barco! A chegada aconteceu por volta de umas 20:30h pois quando acabamos de desmontar o barco não eram nem 21:30h, ou seja, se você ficou em casa vendo TV nesse horário, perdeu a chance de se divertir muito!

A regata noturna é um item obrigatório a todos que velejam na represa, é um aprendizado e também uma saída da rotina bem no meio da semana, quem puder participe, eu recomendo! Com certeza estaremos em todas que pudermos!

A bóia está ali... onde???



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente a sua aventura!!!