segunda-feira, 14 de março de 2016

Regata de Abertura 2016 - mas cadê o vento???

Mais um ano começou aqui na represa e nada como começar com a Regata de Abertura 2016!!!



Esse ano a regata aconteceu no dia 21/02 com ás 13h. O organizador é sempre o nosso querido clube SPYC e como sempre com muitos barcos na água, inclusive o Grande Baiú!

Tripulação com garra!

Colocamos o nosso Tchê 17 bem cedo na água, não queríamos pegar o "trânsito" que se forma perto do horário da largada, que ocorre bem na frente do SPYC.

Com o barco pronto e tripulação a postos (eu e o meu amigo Philipe) fomos correr a linha, nesse caminho fomos cumprimentando todos os nosso amigos de outros clubes, falamos com o My Dream, com o Poita, Alegria, Jupiter, Neon e tantos outros barcos de todas as classes e clubes que fomos conhecendo aqui na represa. O dia não estava lá aquelas coisas, vento noroeste fraco, um sol meio quente... mas estávamos ali, firmes e fortes para a festa!



Um pouquinho antes da largada, estávamos logo atrás de um pelotão de barcos que faziam a linha conosco foi então que, a 10s de largar, todo mundo deu um bordo e veio de frente para nós, que desespero! Foi um tal de xingarem nosso querido Baíu que nem conto... mas fazer o quê também? Não dava para dar o bordo se não atropelava Deus e o mundo, mantivemos o rumo e confesso que usamos o nosso tamanho a nosso favor (xiii)!

Então, LARGADA, vamos que vamos... mas não vamos, opa, sem vento... o Philipe já ficou preocupado pois todos os barcos foram se amontoando sem sair do lugar ao que, infelizmente, vimos uma cena muito chata. Bem do nosso lado tinha um barco com uma família: pai timoneando, mãe e duas crianças de pouco mais de 10 anos como proeiros e tripulação, ao tentar subir o balão a vela se enrolou e o pai timoneiro começou a soltar o verbo, gritando e despejando toda sua raiva e frustração na mulher e nas duas crianças. Confesso que eu entendo que há competitividade, que ganhar ou estar na frente é bom, mas se o custo é o de diminuir a sua família e de trata-la de forma tão desrespeitosa, eu prefiro ficar para trás com um sorriso no rosto de cada um dos meus pequenos e da minha Mari, foi lamentável e estragou o começo do nosso passeio, senti vontade de voltar só para não compartilhar a raia com um sujeito daqueles, o Philipe ficou impressionado também, lamentável.

Batendo papo com um vizinho divertido!

Fizemos a bem a segunda bóia.


Bom, passado esse probleminha, lá fomos nós... Abrimos a genoa com o pau de spy, folgamos o back-stay, nossa mestra toda aberta e com a esteira folgada, tudo para tentar ter um pouco de velocidade. Nos posicionamos de forma a manter a vela o mais aberta possível mas... nada, não andávamos. Demoramos quase uma hora para andar uns pouco mais de 1nm. Vimos alguns barcos mais rápidos pela área oeste da represa, mas era tarde, estávamos no leste boiando e mudar a raia poderia significar ficar atrás de todos.

Decidimos que para fazer a primeira perna, precisaríamos do balão, e foi assim que ganhamos um pouco de velocidade, balão aberto, quase murcho, mas andando. Chegamos na primeira bóia e foi até emocionante, fizemos com alguns barcos bem próximos, em seguida, contornamos a segunda bóia e... mais vento fraco. De alguma forma, fomos encostando no pelotão do meio, chegamos perto dos outros barcos orçando, estava começando a melhorar.

Nosso "saco murcho". Crédito: SPYC


Cruzamos a terceira bóia com o Alegria, pouco atrás do pelotão do meio, então tomamos uma decisão errada, a de tentar o menor caminho. Em linha quase reta, ficamos a sotavento de um morro da Riviera e acabamos por ficar sem vento algum. Usamos o balão no través mas sem muito sucesso. O Alegria, que foi pelo meio do canal começou a passar por nós e finalmente, o vento mudou para sul. Entramos no popa mas sem muita chance de ultrapassa-lo pois ele tinha uma boa vantagem.

Bem na reta final, entra uma chuva, mas uma daquelas, molhada e fria. Fizemos a última perna todinha embaixo da água e chegamos. Foram mais de 4h de regata, exigiu muito de nós dois pois o vento fraco, para quem entende, não permite erros, exige de todos um esforço mental grande.

Tripulação molhada!


Bom, nossas decisões erradas:
1. largamos e não usamos "de cara" o balão, quem o fez, estava bem a frente
2. escolhemos o leste da represa, o oeste estava bem mais favorável
3. apertamos muito na orça entre a terceira e quarta bóia
4. escolhemos uma linha muito "reta" e ficamos a sotavento do morro

E nossas decisões certas:
1. levamos muita água!
2. escolhi um bom amigo tripulante que ajudou a passar o tempo
3. fizemos todas as bóias com preferência de passagem

Dados interessantes:
1. Primeira bóia (CCSP): 1h43min 3,11nm Vel. média: 1,82kt (3,3km/h) Vel. máx: 6,6kt
2. Segunda bóia (CCSP): 1h51min 4,61nm
3. Terceira bóia (YCP): 2h49min 6,83nm Vel. média: 2,30kt (4,1km/h) Vel. máx: 7kt
4. Chegada (SPYC): 3h41min 8,72nm Vel. média: 1,9kt (3,4km/h) Vel. máx: 6,2kt

Total percorrido: 8,72nm ou 15,7km, Vel. média: 2,35kt (4,23km/h) e Vel. máx: 7kt.

Veja no RaceQs: RaceQs - Grande Baiú

E que venha a regata de 2017 para colocarmos o nosso Grande Baiú na água de novo!

Veja o vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente a sua aventura!!!