terça-feira, 17 de março de 2015

Regata de Abertura 2015, o Grande Baiu em novas trapalhadas!!!!

E começa o ano das velejadas na Guarapiranga, Regata de Abertura 2015! E como nós fomos???? Divirtam-se abaixo!

Foto: site do SPYC

Em 2014 nós participamos da nossa primeira regata de abertura e foi muito divertido, quer dizer, muito atrapalhado e na ocasião escrevi o texto: Regata de Abertura 2014, o Snipe trapalhão!!! Como já havia dito lá, carnaval que nada, o ano começa depois da Regata de Abertura! Essa regata tem sede no nosso clube, o SPYC, que é o clube mais antigo aqui da Guarapiranga e por isso abre a temporada de disputas.



Esse ano a Regata de Abertura aconteceu no dia 01 de Março, um lindo Domingo com um tempo bom e vento Sul. Eu e a minha capitã de vela ar e mar, nos arranjamos, deixamos as crianças com a vovó Jô e saímos rapidinho para o clube!

Arrumamos o barco, tiramos todo o peso extra, coisa que nunca fazemos, então ficaram em solo todas as velas que não usamos normalmente como a buja, uma mestra sobressalente e o balão (que nem sabemos usar ainda), também ficaram a âncora, cabos e o nosso querido belguinha de 32 anos... o Johnson! Com o barco levinho levinho fomos para a água...

Johnson, Belga, 4hp, 87cc 1982

Muitos barcos estavam presentes, acho que uns 120 mais ou menos, o nosso Delta 17 (ou Tchê) ali no meio da bagunça! O dia estava quente mas ventando bem e nós muito empolgados!!

Cruzando com outro barco na raia

Fizemos a linha de partida direitinho e quando escutamos o rojão largamos e largamos bem... mas alguma coisa estava errada, todo mundo estava indo para um lado e nós para outro, como assim? Largamos praticamente junto com aqueles que não largaram escapados mas estávamos escapando para tudo quanto era lado e ficando para trás. Rapidamente demos um bordo para tentar fazer algo melhor e até conseguimos acompanhar um pouco alguns Marrecos que tinham largado perto da bóia. Nós largamos por dentro, perto da Mulatinha barco da juria e foi uma estratégia certa mas algo estava errado, muito errado!

Fazendo a linha, muitos barcos

Com o aumento do vento que era sul, tentei navegar o mais espetado possível, mas por diversas vezes a buja arribava o barco, perdendo a posição ideal. O ângulo dos outros barcos era muito melhor que o meu, comecei a pensar e conversar com a Mari para ver o que poderíamos fazer. Primeiro tinha que arrumar essa questão do ângulo, eu já estava praticamente no lago do YCP e sozinho, bom, tinha um Marrequinho mas ele estava tão despreocupado que não conta.

Nós ainda junto de outros barcos

Vento mais forte, que saudade da buja, eu com a genoa não conseguia espetar mais, a mestra bem regulada para o vento forte, mas a Genoa atrapalhando, tivemos que dar mais um bordo e quando já estávamos vendo os barcos lá perto da primeira bóia, nós ainda estávamos na Ilha dos Amores, que horror!



Dando um bordo desesperado e atrapalhado!

Bom, aproveitamos para curtir e dar risada de nós mesmos, afinal, nesse momento éramos os penúltimos, o Marreco despreocupado ainda andava atrás de nós, mas não por muito tempo! Fizemos a primeira bóia, muito, mas MUITO atrás de todos. Um Star virou, estávamos tão longe dele que vimos tudo, ele virando, o resgate e a desistência. Acho que foi algum problema com o balão e depois algo quebrado...

MUITO atrás dos outros barcos

Navegamos tranquilos e fizemos a segunda e terceira bóias, depois foi só rumar, solitariamente até a chegada, rs, foi uma trapalhada só e como aquele Marrequinho nos abandonou logo na primeira bóia, fomos os últimos a passar a linha, FECHAMOS A RAIA pela primeira vez, alguém tinha que ser último, precisava ser o nosso barco?

Eu e a Mari, felizes até em último

Algumas experiências:

 - não adianta ficar no melhor lugar, fazer a melhor largada se a vela é uma genoa e deveríamos estar com uma buja
 - já que o ângulo que conseguíamos manter era péssimo, deveríamos ter dado a menor quantidade de bordos possível, não foi o que fizemos
 - dar risada, afinal, somos Manzas e como bons Manzas, temos que nos aceitar, rs
 - alguém tem que fechar a raia, então que sejamos nós, mas desistir nunca!

Acho que, na verdade, faltaram os nossos dois pequenos que sempre nos dão sorte, sentimos falta deles, afinal, nosso barquinho é nosso pequeno lar na Guarapiranga!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente a sua aventura!!!