domingo, 21 de setembro de 2014

Viagem ao Uruguai, 3 gerações, 4.300Km de carro e muita diversão! Parte 1: São Paulo até São Lourenço do Sul

Viajando com uma criança de 3 anos por mais de 4.300Km, loucura? Sim!!! Mas temos que fazer umas loucurinhas na vida né!

Tudo começou com o Giovanni pedindo para conhecer onde o vovô nasceu, como sempre o Nanni com esses desejos que me fazem pensar como é bom dar voz às crianças!

O vovô Giorgio topou na hora, claro, ir para o Uruguai não iria ser algo que ele deixaria de querer em momento algum! Eu, fiquei pensativo como um bom pai: levar o Giovanni a percorrer tantos quilômetros poderia não ser algo tããoooo fácil assim... Então veio a dna Mariana a me convencer que era possível e eu, como não poderia deixar de ser, acreditei (ainda bem!)

Toda viagem requer uma boa programação, são tantos detalhes que não pode-se perder tempo. Logo que fiquei sabendo das minhas férias, no meio de Fevereiro, comecei a pensar em como seria a tal viagem. Lá vão os preparativos, a começar pelo roteiro:

São Paulo - Peruíbe (135Km ou 1:35h)
Peruíbe - Florianópolis (608Km ou 8:10h)
Floripa - São Lourenço do Sul (650Km ou 8:35h)
São Lourenço - Chuí (327Km ou 4:40h)
Chuí - Punta del Este, Uruguai (229Km ou 3:15h)
Punta - Balneário Santa Ana (289Km ou 3:50h)

Só para chegar até ali, 2.238Km, 30h de viagem... xiiii , tudo isso com a seguinte tripulação:

O papai aqui, o vovô e o netinho de 3 anos! kkkkkk

Bom, a Mari disse que dava e ela é mãe, então, mãe é mãe: fomos.

Para viajar com uma criança tão pequena vamos precisar de:

1. autorização da justiça (documento que conseguimos via cartório) autorizando a criança a viajar sem a presença dos dois pais

2. um plano B (no nosso caso, pegar um avião e ir rapidinho)

3. muita diversão: brinquedos, filmes, conversas e disposição

4. várias paradas ao longo do caminho

5. comidinhas fáceis e rápidas para um lanchinho a bordo

6. um telefone e internet para falar com a mamãe e ver a irmã de longe

7. hotéis com boas acomodações para 3 meninos

Basicamente, mas bbbeeeemmm basicamente, é isso!

A viagem começou! Ainda em casa escolhemos as roupas e os brinquedos preferidos do Nanni. Conversamos muito com ele para que também pudesse participar de todo o processo de decisão, afinal todos estávamos embarcando nessa!

Enchemos o carro e fomos para Peruíbe! Ao entrarmos na Imigrantes nova, muita chuva, eu estava devagar e derrepente a Mari grita: OLHA O CARRO! Sem tempo para nada! BUMMMMMM

Batemos.... pronto, começamos a viagem com um pequenino problema! kkkkkk tudo bem, nada demais, um amassado no capô, uma grade quebrada e as crianças em suas cadeirinhas super seguras.... dormindo! SIM, eles nem acordaram!

Chegamos em Peuíbe a noitinha, os faróis do carro apontando para tudo quanto era lado menos para a estrada (na batida eles ficaram "zarolhos"), no mínimo engraçado!

No outro dia cedo, aprontamos o carro do meu pai, esqueci a idéia de ir com o nosso e, ainda bem, pois era tanta, mas tanta tralha que não caberia no porta-malas, não! Carro aprontado, tchau para todos, começa efetivamente nossa SUPER AVENTURA!!!


Nanni no carro do vovô

No nosso primeiro trecho, já percebi o acerto de ter levado filmes. Eram vários títulos mas como toda boa criança, o Nanni queria assistir só "Turbo" e várias vezes, eu amei pois o filme é bem legal! Pegamos muita chuva e a viagem que era de 8h se transformou em 10h... tudo bem, comecei a entender que o Nanni quando põe algo na cabeça é aquilo e pronto! Ele aguentou cada Km, cada minutinho sem reclamar nada! Curtindo a viagem "dos meninos".

Chegamos em Florianópolis mortos, mas quem disse que esse gurizinho queria ficar parado, tive que fazer uma bela exploração no hotel!




Nanni-Aranha explorando o hotel, Florianópois




Feliz até na hora de dormir, Florianópolis




Acordamos cedo e tomamos um belo café da manhã para aguentar o segundo trecho que nos levaria até São Lourenço do Sul. A viagem começou bem, mas logo na saída de Floripa obras na BR101, muitas obras que nos acompanhariam até o Chuí. Novamente a viagem que era de 8:35h tornou-se  10h. Eu dividia a pilotagem com o meu pai, o Nanni curtindo os filmes e batendo o maior papo conosco! Sim, porque haja papo! rs




Chegamos em São Lourenço do Sul, na beira da Lagoa dos Patos a noitinha e o Giovanni foi logo se divertir num parquinho na frente da pousadinha que escolhemos.

Nanni no parquinho de São Lourenço do Sul

O Nanni estava se divertindo tantos alí em São Lourenço do Sul e a beira da Lagoa dos Patos é tão gostosa que resolvemos curtir um dia inteirinho saindo somente no dia seguinte cedo. Foi bem legal, o Nanni fez logo uma amizade e curtimos juntos o sotaque da amiga dizendo: "Ei gurizinho, vamos brincar"!

Gurizinho e gurizinha brincando na areia, Lagoa dos Patos

A Lagoa dos Patos é MUITO gelada! Acho que ali se separam os homens dos meninos, rsrsrsrs nesse caso, o menino foi no colo do vovô assim que percebeu que poderia congelar totalmente! rsrsrsrs


Nanni e vovô na Lagoa dos Patos

Aguardem, daqui a pouco posto o nosso próximo trecho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente a sua aventura!!!